sexta-feira, 14 de junho de 2013




Texto I -  Por: Maria de Lourdes Sabino Sant’Ana


    Meus primeiros contatos com a leitura foram com os gibis, adorava  lê-los. Lia  A turma da Mônica ,  Pato Donald , Tio Patinhas, Zé Carioca e outros. Lembro-me que em casa sempre tinha algum gibi, pois minhas irmãs liam também, e se não era novo, eu relia alguns quadrinhos com o mesmo gosto. Já o contato com livros foi na escola primária. A professora nos levava á biblioteca uma vez na semana, lá escolhíamos um livro e o lia no mesmo ambiente, era muito bom.  Na 5ª série, as leituras que me marcaram foram: Cazuza,  de Viriato Correa , A ilha perdida, de Maria José Dupré, O escaravelho do diabo, de Lucia M. de Almeida e outros. Ah, principalmente os de Monteiro Lobato. Foram leituras  que me remeteram a mundos e situações que somente os livros podem levar-nos.   Algumas leituras na 5ª série, por exemplo, de Machado de Assis, eram mais difíceis de entender e não tão descontraídas para nossa  idade. Mais tarde passei a amar Machado, Carlos Drummond e tantos outros, inclusive na faculdade.
      Gosto muito de ler, sobre vários assuntos, não só literatura. Sou curiosa e a internet é uma ferramenta excelente para pesquisar e encontrar muito rapidamente o que quisermos, de receitas culinárias a pesquisas educacionais, científicas, filosóficas etc








Leitura & Prosa

     A leitura sempre fez parte da minha rotina, pois meu pai e tios eram leitores vorazes e gostavam de confrontar suas ideias, geralmente, nos fim de semana a prosa  prazerosa variava de casos, fatos reais, ficção a lendas e histórias infantis.  O ambiente claro, aconchegante com  livros, revistas e jornais  espalhados propositadamente completavam a decoração da nossa casa. Assim, ler era como escovar os dentes, tomar banho. Aos cinco anos  tinha fluência na leitura e ganhei meu primeiro livro autografado, As façanhas da fada cacetinha. Adorei a história, li e reli inúmeras vezes.
     Depois,  Iracema, minha primeira professora, emprestou O meu pé de laranja lima, como uma provocação “Este você não lerá com tanta facilidade quanto a cartilha.” Mas, para surpresa dela em uma semana eu li a obra e sabia contar a história com riqueza de detalhes. A partir daí, os empréstimos de livros e  prosas pós-leituras se intensificaram e nos tornamos grandes amigas.
     O tempo passou, mas  livros, jornais e revistas continuam fazendo parte da decoração da casa, bem como a Leitura e a Prosa.


Maria Aparecida Sanches Martins







Nenhum comentário:

Postar um comentário